Páginas

domingo, 19 de maio de 2013

Diretor de Fotografia: O que faz?

Eis aí uma área muito importante dentro do cinema, e uma das áreas que mais me fascino.
Mas o que faz um diretor de fotografia? Qual é o seu nível de importância dentro de um filme? Quanto ganha?

Segundo Jorge Monclar, diretor de fotografia, o profissional nessa área é o técnico de cinema e vídeo responsável pelas imagens de um produto audiovisual. Supervisiona em uma equipe de filmagem ou gravação tudo que pode interferir no resultado da imagem. Sugere os enquadramentos, alternativas de planos (e lentes), movimentos de câmera (equipamentos indicados para tal), no intuito de obter maior concisão narrativa do filme e melhor compreensão por parte do espectador. Tem a responsabilidade artística de criar um clima dramático-visual através da textura fotográfica obtida com o uso de filtros, negativos e iluminações sugeridas pelo roteiro, transpondo em imagens as ideias do diretor do filme ou vídeo. É co-responsável, em parceria com o diretor e o montador do filme, pela linguagem narrativa do produto audiovisual.

Acompanha o filme, do ponto de vista técnico, em todas as etapas, desde a preparação, passando pelas filmagens e a finalização em laboratório (revelação, cópia, trucagens e marcação de luz), até a primeira cópia de exibição comercial. No Brasil, a grande maioria dos diretores de fotografia acumulam a função de operador de câmera, ao contrário do que ocorre na grande indústria cinematográfica americana ou européia.
O diretor de fotografia deve possuir um conhecimento técnico de: ótica, filmes, filtros, efeitos especiais, iluminação; paralelamente aos conhecimentos artísticos de: linguagem cinematográfica (montagem), composição, cores e estética. É o chefe da equipe técnica em uma filmagem. Para exercer a função, deverá cursar uma escola de cinema ou galgar cargos de formação em vários filmes como estagiário: fotógrafo de cena (still), carregador de chassis (clap loader), 2º assistente de câmera, 1º assistente de câmera, operador de câmera e finalmente fotógrafo de cena.

Salário: Seguindo a tabela da Sindcine (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual), referente à 2012/2013, em uma jornada de 6 horas por dia (filmagens realizadas em estúdio) e 8 horas por dia (filmagens realizadas em ambiente externo), o Diretor de Fotografia ganha em média R$ 1.913,12 por semana. Esse valor aumenta quando o diretor assume também o trabalho de Operador de Câmera, e seu salário salta para R$ 2.565,92 por semana.

Esse ano, o diretor de fotografia chileno, Claudio Miranda recebeu o Oscar por seu trabalho em "As Aventuras de Pi". Ele já foi indicado ao prêmio antes por seu trabalho em "O Curioso Caso de Benjamin Button" que na minha humilde opinião merecia muito mais (pois, em "Pi" se usou muita técnica de computador pra criar efeitos e digamos assim, pouca visão realista, algo muito usado em "Benjamin Button", na qual os ângulos das cenas, e a iluminação se casaram perfeitamente, deixando o filme extremamente belo!) Mas enfim, estamos falando da Academia né...

Cena de "As Aventuras de Pi"

Cena de "O Curioso Caso de Benjamin Button"

Fonte: Sindcine